Cozinha italiana e a Unesco
- há 1 dia
- 2 min de leitura
A Culinária italiana agora faz parte da lista de patrimônio intangível da humanidade da Unesco e o que isso significa?
Primeiramente prestigio, depois propaganda positiva e a garantia que essa tradição se perpetue nas gerações vindouras.
A Itália é realmente sinônimo de comer bem mas, esse reconhecimento apoteótico é resultado de uma longa história, nós temos um personagem que é conhecido como o pai da cozinha italiana, ele se chama Pellegrino Artusi.
Em 1891, Pelegrino Artusi escreveu, pela primeira vez, um livro de receitas italianas que se chamava A CIENCIA NA COZINHA E A ARTE DE COMER BEM, são mais de 500 receitas, um compilado de receitas de todas as regiões.
Para entender a importância desse livro, temos que entender esse capítulo histórico da Itália:
A Unificação italiana que ocorreu em 1861.
Essa terra sempre se chamou Itália, desde os gregos e Etruscos, porem era dividida politicamente, aqui existia um composto de vários reinados e o poderio da igreja católica que era a proprietária de uma grande faixa de terra no centro-sul da Italia e portanto, não existia um sentimento patriótico italiana, será em 1961 que podemos considerar a península itálica unida por uma única lei, bandeira, um hino e uma rica culinária!
Voltamos para o livro: Artusi, movido pelo bom paladar e o espirito patriota, vai elaborar um livro com cerca de 500 receitas, ele era um tipo de blogueiro da culinária, o livro conseguiu unir o pais de Norte a sul com pratos que agradam tanto aos ricos quanto aos pobres.
Concluímos que podemos considerar que esse livro foi um “elemento unificador” dessa recém nascida nação Italia
Assim como o Dante Alighieri nos deu a língua italiana, o Artusi dà a Italia uma identidade cultural culinária que vai ultrapassar as fronteiras e encantar o mundo!



Comentários